Home   Notícias   Saiba como fazer estojos reaproveitando garrafas PET

Saiba como fazer estojos reaproveitando garrafas PET

O ano letivo teve início e, junto com ele, vieram também os gastos com uniformes e materiais escolares. Para aliviar um pouco o bolso e ainda contribuir para a preservação ambiental, é possível reaproveitar materiais antigos ou fazer novos utensílios a partir de resíduos, como o estojo de garrafa PET.

Esta dica foi dada no site francês Monsieur Récup (feita também pela designer Zitta Schnitt) e é aplicável em dois tipos de produção: porta-treco ou estojo para canetas e lápis. Para o portas-treco serão necessárias duas garrafas, que podem ser de dois litros, mas para o estojo, que necessitará apenas de uma garrafa, é melhor que seja uma de 600ml.

pettrecoÉ possível aplicar a mesma técnica em dois tipos de produção: porta-treco ou estojo para canetas e lápis.

O primeiro passo consiste na higienização. Portanto, lave bem as garrafas e deixe-as secando. Feito isso, meça três centímetros acima do fundo da garrafa e corte. Isso deve ser feito para o porta-treco e também para o estojo. A diferença é que para o primeiro, serão usados os fundos de duas garrafas iguais, cortados na mesma medida. Para o segundo será usado o fundo com três centímetros de uma garrafa e o corpo, com somente o gargalo cortado de outra. Para entender melhor os cortes, veja as imagens na galeria de fotos.

Depois que as garrafas estiverem cortadas é necessário fixar o zíper. Para isso existem duas opções: ele pode ser colado do lado de fora da garrafa ou pode ser costurado, dessa maneira ele terá maior durabilidade. Para fazer a costura é preciso fazer a sequência de furos na garrafa, que será por onde a linha passará. Portanto, esquente uma agulha e fure o plástico, costurando cada uma das partes do zíper em um dos pedaços da garrafa e o trabalho está finalizado.

petestojoOs estojos de garrafa PET garantem muita proteção aos lápis e canetas.

É possível pintar ou escrever no plástico para personalizá-lo, mas isso varia de acordo com o gosto de quem irá utilizar o estojo e o porta-treco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*