Home   Notícias   Projeto utiliza faixas publicitárias e faz estojos para alunos de Rio Claro, SP

Projeto utiliza faixas publicitárias e faz estojos para alunos de Rio Claro, SP

Crianças da rede pública de ensino da cidade serão presenteadas.
Estudantes recebem ainda aulas sobre preservação e sustentabilidade.

Faixas publicitárias já utilizadas estão se transformando em estojos para alunos da rede municipal de ensino de Rio Claro (SP). O projeto “Saber Fazer, Saber Viver” reutiliza o material  e costureiras confeccionaram o artigo, além de vários tipos de bolsas e outros produtos. Em apenas quatro semanas, foram confeccionados 1.200 estojos.

O exemplo de sustentabilidade foi criado em parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e o Centro Público de Qualificação Profissional. A coordenadora do Centro, Lizete Segatto, disse que ex-alunas agora trabalham nesse projeto.

Para a costureira Elaine Cristina Costa, a oportunidade significou mais do que a garantia do emprego. “Só de estar nesse projeto e saber que você esta reaproveitando material e beneficiando outras pessoas é uma ideia louvável”, afirmou.

costureira_estojoCostureira confecciona estojo para o projeto (Foto: Ronaldo de Oliveira/EPTV)

Sustentabilidade
As faixas publicitárias, que não são mais utilizadas, na maioria das vezes não tem uma destinação correta de descarte. “As faixas são feitas de um material de difícil decomposição”, informou Rosana Altimari, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Além de ganharem os estojos, os alunos das redes municipais receberão aulas sobre sustentabilidade, segundo o coordenador ambiental, Edison Andrade. “A ideia é que o aluno também conheça um pouco do que é feito, para onde iria e o que pode ser reutilizado de outra forma”, disse.

Para a diretora de escola Adriana Guolo, o brinde reforça o aprendizado das crianças. “Eles estarão todos os dias lembrando que aquilo iria para o lixo e agora foi reutilizado, transformado em um objeto que eles podem utilizar para várias coisas”.

Lição
Os primeiros alunos presenteados já aprenderam a lição de sustentabilidade idealizada pelo projeto. O estudante Luiz Fernando Buzinaro, de 7 anos, sabe que  antes de se transformar em estojo o material poderia estar poluindo o meio ambiente. “Pegamos as coisas que iriam poluir o rio e entupir o bueiro e fizemos outras coisas”, aprendeu.

estojo_criancasAlunos da rede pública de Rio Claro aprendem sobre sustentabilidade (Foto: Ronaldo de Oliveira/EPTV)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*